Você está aqui: Página Inicial > O Programa > Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

por ProfHistória publicado 14/06/2018 19h47, última modificação 16/11/2023 10h14
Descrição das Linhas de Pesquisa componentes do Programa

Saberes históricos no espaço escolar

A Linha de Pesquisa desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizados na escola. O foco recai sobre as condições de formação do estudante e do(a) professor(a) e o exercício do ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos, que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído, uma forma de regulação social e disciplinar.

Professores(as):
Cyntia Simioni França - Doutora em Educação
Federico José Alvez Cavanna – Doutor em História
Ricardo Tadeu Caires Silva – Doutor em História
Vanderlei Amboni - Doutor em Educação

 

Linguagens e Narrativas históricas: produção e difusão

A Linha de Pesquisa desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes, tais como livros, filmes, programas televisivos, sítios da Internet, mapas, fotografias etc. A partir da problematização do uso da linguagem, o objetivo é produzir materiais destinados ao uso educativo, considerando também as possibilidades de difusão científica da História.

Professores(as):
Divania Luiza Rodrigues – Doutora em Educação
Fábio André Hahn – Doutor em História Social
Jorge Pagliarini Junior – Doutor em História
Ricardo Marques de Mello – Doutor em História

 

Saberes históricos em diferentes espaços de memórias

A Linha de Pesquisa desenvolve investigações sobre a produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral. Identificando a história como prática sociocultural de referência, o foco recai sobre as variadas formas de representação e usos do passado no espaço público, com características distintas daquelas observadas na escola, a saber: o turismo de caráter histórico, os monumentos, as festas cívicas, as exposições, entre outras.

Professores(as):
Bruno Flávio Lontra Fagundes – Doutor em História
Eulália Maria Aparecida de Moraes – Doutora em História
Frank Antonio Mezzomo – Doutor em História Cultural
Michel Kobelinski – Doutor em História