Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2016 - 2018 - Perfis > Éder Dias do Nascimento

Éder Dias do Nascimento

por ProfHistória publicado 10/07/2020 11h03, última modificação 02/08/2022 09h22

Graduado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTR0, é professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED desde 2009. No Mestrado ProfHistória, foi bolsista da Capes e recebeu menção honrosa no concurso nacional de dissertações do Programa (turma 2016-2018).

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: "A metodologia WebQuest no Ensino de História" (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientador: Prof. Dr. Fábio André Hahn

Resumo da Pesquisa: Com enfoque no uso escolar da internet, esta dissertação investigou as contribuições da metodologia WebQuest para o ensino de história analisando as produções de estudantes do ensino médio e fundamental . A base teórico-metodológica foi o conceito de competência narrativa, que diz respeito à forma de tratamento do saber histórico. O estudo se dividiu em três etapas: (1) elaboração de recurso educativo sobre a escravidão no estado do Paraná; (2) aplicação de um questionário com uso da plataforma Survey Monkey e (3) implementação do material produzido na escola selecionada para a pesquisa. A WebQuest mostrou-se uma metodologia exequível; contudo , quanto a alguns elementos qualitativos das produções estudantis analisadas, os resultados não foram como esperado . De modo efetivo, ficou evidente que a metodologia WebQuest deve ser pensada a partir de propostas que considerem as especificidades do conhecimento produzido na disciplina de história e dos estudantes a quem ela se dirige. Após tais reflexões, como produto final desta dissertação, a WebQuest aplicada na terceira etapa foi reformulada e ficará disponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com estudantes da educação básica.

Éder, em que o ProfHistória impactou na sua formação e na sua atuação como professor?