Linhas de Pesquisa
Saberes históricos no espaço escolar
A Linha de Pesquisa desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizados na escola. O foco recai sobre as condições de formação do estudante e do(a) professor(a) e o exercício do ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos, que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído, uma forma de regulação social e disciplinar.
Professores(as):
Cyntia Simioni França - Doutora em Educação
Federico José Alvez Cavanna – Doutor em História
Ricardo Tadeu Caires Silva – Doutor em História
Vanderlei Amboni - Doutor em Educação
Linguagens e Narrativas históricas: produção e difusão
A Linha de Pesquisa desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes, tais como livros, filmes, programas televisivos, sítios da Internet, mapas, fotografias etc. A partir da problematização do uso da linguagem, o objetivo é produzir materiais destinados ao uso educativo, considerando também as possibilidades de difusão científica da História.
Professores(as):
Divania Luiza Rodrigues – Doutora em Educação
Fábio André Hahn – Doutor em História Social
Jorge Pagliarini Junior – Doutor em História
Ricardo Marques de Mello – Doutor em História
Saberes históricos em diferentes espaços de memórias
A Linha de Pesquisa desenvolve investigações sobre a produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral. Identificando a história como prática sociocultural de referência, o foco recai sobre as variadas formas de representação e usos do passado no espaço público, com características distintas daquelas observadas na escola, a saber: o turismo de caráter histórico, os monumentos, as festas cívicas, as exposições, entre outras.
Professores(as):
Bruno Flávio Lontra Fagundes – Doutor em História
Eulália Maria Aparecida de Moraes – Doutora em História
Frank Antonio Mezzomo – Doutor em História Cultural
Michel Kobelinski – Doutor em História
Ensino de História e Políticas Públicas (linha de pesquisa para o Doutorado)
A linha desenvolve investigações sobre políticas públicas relacionadas ao ensino de história. Considera a construção de conhecimentos sobre as políticas públicas em suas múltiplas dimensões, sua historicidade, parâmetros e marcos legais, programas e instruções que impactam o campo do ensino de história como: ações vinculadas à formação de professores de história, inclusão, direitos humanos, diretrizes curriculares, políticas de avaliação, programas de elaboração e distribuição de materiais didáticos.