Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2016 - 2018 - Perfis > Franciele Siqueira Miotto

Franciele Siqueira Miotto

por ProfHistória publicado 13/07/2020 15h54, última modificação 22/07/2020 10h58

Graduada em História pela União Educacional do Médio Oeste Paranaense, é professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED desde 2012. No Mestrado ProfHistória, foi bolsista da Capes.

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: "Os caminhos da fé em Jesuítas: identidade e memórias de ontem e de hoje" (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientadora: Dra. Cristina Satiê de Oliveira Pátaro

Co-orientador: Dr. Frank Antonio Mezzomo

Resumo da Pesquisa: A pesquisa busca investigar as influências da religião católica na fundação, desenvolvimento e constituição identitária do município de Jesuítas, localizado na região oeste do Paraná. Tais influências são perceptíveis, por exemplo, na nomenclatura de ruas, avenidas e também em bairros jesuitenses. Todavia, essas características não se mostram constantes nos bairros e ruas criadas nas últimas duas décadas, evidenciando tentativas de jogos de poder e a fluidez na constituição das memórias coletivas. Nesse sentido, o objetivo desta investigação é o de organizar um produto didático de aulas de História pensadas para o primeiro ano do Ensino Médio, vinculadas a disciplina História dentro da temática Cultura e Patrimônio, o qual permita ao estudante a discussão das relações envolvidas na construção de sua história, memórias e identidades. Como base teórica, usou se a literatura sobre o ensino de História, enfatizando a importância do uso diversificado de fontes, tais como fotos, figuras, entrevistas e trabalho de campo. Entendemos que refletir sobre a história e sobre os lugares dos sujeitos históricos acarreta o entendimento sobre como são construídas e analisadas as diferentes identidades e relações de poder, de modo que tais elementos devem estar presentes nos processos de ensino e aprendizagem da História na Educação Básica. O trabalho culmina na produção e desenvolvimento de uma sequência didática, registrada em portfólio confeccionado pelos próprios estudantes, cujas atividades incluem, entre outras, um estudo do espaço central do município, da toponímia de suas ruas, de textos reflexivos sobre identidade, memória e patrimônio, além de uma resenha crítica de um livro produzido pela Paróquia Santo Inácio de Loyola, que trata da constituição do município de Jesuítas a partir do olhar da Igreja Católica.

Franciele, em que o ProfHistória impactou na sua formação e na sua atuação como professora?