Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2016 - 2018 - Perfis > Keila da Silva Lima

Keila da Silva Lima

por ProfHistória publicado 13/07/2020 16h00, última modificação 30/07/2020 14h53

Graduada em História pelo Centro Técnico Educacional Superior do Oeste Paranaense, também é Especialista nas áreas de: Educação Especial, Inclusão e Libras, Filosofia, Sociologia e História Antiga. Professora colaboradora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. No Mestrado ProfHistória, foi bolsista da Capes.

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: "IMAGENS DA CIDADE DE BOA ESPERANÇA (PR): as exposições fotográficas da Casa da Cultura Francisco Peixoto Sobrinho e o Ensino de História (1997-2018)" (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientador: Dr. Michel Kobelinski

Resumo da Pesquisa: O objetivo geral desta dissertação é analisar as imagens do município de Boa Esperança-PR a partir da exposição fotográfica e das coleções fotográficas da Casa da Cultura Francisco Peixoto Sobrinho à luz dos conceitos da Museologia e do Ensino de História Local. A base teórica para essa discussão se respalda em autores que trabalham com Ensino de História em diferentes espaços de memória e educação patrimonial, dentre os quais destacamos: Horta (1999), Schmidt (2009), Bittencourt (2002), Possamai (2010) e Museums and Galleries Commission (2001). A coleção de fotografias da Casa da Cultura abrange temas e períodos diversificados. Para nossa pesquisa, utilizaremos as que se situam no período compreendido entre os anos de 1997 e 2018, momento do registro de grande parte das imagens expostas e arquivadas. A linguagem da exposição fotográfica se constitui a partir de ideais de urbanidade e imaginabilidade e representam mudanças urbanas que ocorreram na cidade. Neste trabalho, pretende-se analisar a legibilidade urbana representada nas fotografias com a intenção de compreender os discursos, por meio das imagens e a própria organização de espaço urbano pelo poder público. Nessa perspectiva, procurar-se-á averiguar como se manifesta a imaginação dos estudantes ao entrarem em contato com o acervo de tal espaço cultural. A aplicação do projeto envolve alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental (8º E.F.), seu embasamento teórico-metodológico parte das leituras de Lynch (1997), Certeau (1998), Barthes (1982) e Kossoy (2009). Entre os produtos resultantes do projeto, destacam-se a exposição fotográfica na Casa da Cultura Francisco Peixoto Sobrinho e a elaboração de uma cartilha em formato flippingbook, disponível em plataforma online, comportando atividades realizadas na escola, na Casa da Cultura e em alguns pontos da cidade (saídas de campo).

Keila, em que o ProfHistória impactou na sua formação e na sua atuação como professora?