Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2016 - 2018 - Perfis > Michele Perciliano

Michele Perciliano

por ProfHistória publicado 13/07/2020 16h20, última modificação 17/08/2020 15h28

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá – UEM,  Michele atua na rede privada da educação básica e em cursos pré-vestibulares há mais de dez anos.

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: “No ritmo e na rima: Abordagens do Hip Hop e Rap para o Ensino de História” (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientador: Dr. Ricardo Tadeu Caires Silva

Resumo da Pesquisa:  Este trabalho discute e apresenta as possibilidades didático-pedagógicas do uso da música como recurso didático no ensino de História tomando como referência a obra do rapper brasileiro Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida. A escolha do referido artista deveu-se ao fato de suas músicas e demais atividades artísticas possuírem grande aceitação por parte da juventude brasileira, independentemente da classe social a que estes pertencem. Além disso, suas composições mencionam e problematizam aspectos da história da diáspora africana e da história do negro no Brasil em diferentes períodos e contextos, tais como as revoltas escravas, o cotidiano da escravidão, a desigualdade social, a discriminação, etc. A análise das canções foi feita a partir da leitura da historiografia sobre a História da diáspora negra no Brasil bem como a partir dos autores ligados à denominada Nova História Cultural. A partir da seleção de um conjunto de canções produzimos uma sequência de atividades didáticas que pudesse ser utilizado pelos professores das disciplinas de Humanas, sobretudo História e Sociologia, em harmonia com a aplicabilidade da Lei 10.639/03, que instituiu o ensino de História da África e cultura afro-brasileira na educação básica.

Michele, em que o ProfHistória impactou na sua formação e na sua atuação como professora?