Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2018 - 2020 - Perfis > Ademir Ferreira da Silva

Ademir Ferreira da Silva

por ProfHistória publicado 02/08/2022 09h00, última modificação 02/08/2022 10h44

Graduado em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - Fecilcam, é professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED desde 2009.

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: "Religião e ensino de História: representações e narrativas de estudantes do ensino médio em Araruna/PR" (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientador: Prof. Dr. Frank Antonio Mezzomo
Co-orientadora: Profa. Dra. Cristina Satiê de Oliveira Pátaro

Resumo da Pesquisa: A pesquisa buscou analisar as narrativas dos estudantes da Educação Básica acerca da religião e sua presença e visibilidade pública em Araruna/PR, discutindo sobre a construção histórica dos locais e práticas religiosas. Essa perspectiva é problematizada a partir das representações dos educandos, tendo em vista discussões do ensino de História que apontam para sua valorização enquanto sujeitos do processo educativo, no qual o tema da religião apresenta relevante contribuição pela influência que exerce na vida em sociedade como importante componente histórico-cultural. O trabalho consistiu no planejamento e aplicação de uma sequência didática com a turma do 2º ano do Colégio Estadual Princesa Isabel - Ensino Médio, a partir da qual os discentes representaram os elementos religiosos da paisagem urbana da região central da cidade de Araruna/PR, além de narrar sua relação com a história local. Organizados em pequenos grupos, eles foram orientados a coletar dados das instituições religiosas, socializar o resultado em sala de aula e produzirem narrativas históricas dos templos pesquisados, enfatizando sua relação com a história local. Também foram realizadas visitas guiadas com a turma e reaplicada a atividade inicial. Por meio das atividades eles demostraram a edificação de posicionamento crítico sobre as implicações políticas da ocupação do território e sua relação com o dinamismo das manifestações religiosas ao longo do tempo histórico. Igualmente, permitiram a compreensão acerca da visibilidade pública dos diversos templos religiosos, revelando histórias para além da imbricação do catolicismo com o Estado. Por fim, possibilitou problematizar a construção de estereótipos sobre as religiões de matriz africana, contribuindo com a promoção de uma cultura de respeito e tolerância na convivência com as diferentes crenças e práticas religiosas.