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Giovani Marcos Bernini

por ProfHistória publicado 02/08/2022 09h03, última modificação 02/08/2022 14h02

Possui licenciatura e Bacharelado em História, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, é professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED desde 2018. Foi bolsista da Capes  e recebeu o prêmio de melhor dissertação de Mestrado Profissional do Paraná concedido pela Associação Nacional de História-Seção Paraná (ANPUH/PR)

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: "Lugares de memórias na rede: educação patrimonial, espaços públicos e linguagens digitais para o ensino de história.” (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientador: Prof. Dr. Jorge Pagliarini Junior

Resumo da Pesquisa: A Educação Patrimonial tem-se apresentado como importante instrumento pedagógico na construção do saber histórico, apesar de pouco perceptível sua incorporação nos currículos escolares tanto na formação de professores quanto de alunos. Desse modo, torna-se imperioso repensá-la a partir das articulações entre os currículos e as cidades. A presente pesquisa buscou elaborar e implementar uma alternativa metodológica para o ensino de História por meio da Educação Patrimonial, articulando escola, espaços públicos e redes digitais. A proposta desenvolveu-se na cidade de Toledo - Paraná, em um diálogo entre a historiografia oficial, memórias e percepções de estudantes e moradores. Aplicado como projeto extracurricular e composto por estudantes do Ensino Médio, contemplou diversas etapas como oficinas, visitas a espaços urbanos, debates, pesquisas historiográficas e intervenções nos espaços públicos. A pesquisa propôs uma metodologia delineada pela construção de um blog colaborativo que permite a visualização e interação das histórias locais a partir da “leitura” de Qr-Codes fixados em diversos lugares de memórias do município, colaborando para a discussão e disseminação do saber histórico para além dos espaços formais de educação. Os resultados obtidos foram satisfatórios e nos permitiram refletir sobre os usos da história na escola, na cidade e nas mídias digitais.