Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2018 - 2020 - Perfis > Giselia dos Santos Melo Gonçalves

Giselia dos Santos Melo Gonçalves

por ProfHistória publicado 02/08/2022 09h03, última modificação 02/08/2022 11h17

Graduada em História pela Universidade Tuiuti do Paraná, é professora da rede municipal de Curitiba desde 1994.

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: "A condição feminina e o uso de histórias de vida na formação da consciência histórica.” (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientador: Prof. Dr. Federico José Alvez Cavanna

Resumo da Pesquisa: Essa pesquisa teve como objetivo a criação de uma Unidade Temática Investigativa com o uso de história de vida de mulheres, destinada a alunos e alunas do ensino fundamental. Está fundamentada nos preceitos teóricos e metodológicos da Educação Histórica. As pesquisas reveladoras de expressiva desigualdade de gênero, altas taxas de feminicídio, violência baseada em gênero e invisibilidade das mulheres na historiografia e nos manuais didáticos, serviram de mote para a categorização do tema do projeto aqui apresentado como “histórias difíceis”, sendo essa a forma com que o historiador alemão Bodo Von Borries, define as histórias dos povos colonizados ou vítimas de genocídio. São histórias que despertam sentimentos como culpa, revanchismo e que, muitas vezes, se prefere esquecer. Nesses casos, a história oculta dos perdedores, como histórias de vida de mulheres, é uma forma de se difundir as histórias e tradições dos dominados. No entanto, a abordagem dessas histórias deve visar uma reconciliação entre os antigos inimigos (vítimas e perpetradores) ou consigo mesmo (afastando-se de culpas). A partir dessas análises, refletimos acerca da “contribuição do ensino de História para o processo de reconciliação no âmbito das relações de gênero”. Referenciamos nossos estudos em Rüsen (2009, 2011, 2012,2015), Beauvoir (2016), Perrot (2005, 2018, 2019). Os resultados indicam a possibilidade de uma aprendizagem significativa e de contribuição no processo de reconciliação.