Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2018 - 2020 - Perfis > Sidney de Melo Catelão

Sidney de Melo Catelão

por ProfHistória publicado 02/08/2022 09h05, última modificação 02/08/2022 13h59

Graduado em História pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Foi bolsista da CAPES. É professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED desde 2012.

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: "História em Revista: as narrativas de Seleções do Reader’s Digest em sala de aula (1942-1949).” (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientador: Prof. Dr. Jorge Pagliarini Junior

Resumo da Pesquisa: Esta dissertação tem por objetivo a criação de atividades pedagógicas para o Ensino de História na educação básica. Desenvolvidas no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), estas atividades tiveram como tema o uso das narrativas da Revista Seleções do Reader’s Digest como fontes históricas no Ensino da disciplina de História. Sua metodologia pautou-se na investigação dos diversos discursos produzidos pela revista entre os anos de 1942 e 1949, no diálogo com a bibliografia responsável pela sua análise e no cotejamento desse material com o campo do ensino. Sua elaboração visou ao aprimoramento das estratégias de análise, leitura e produção narrativa na educação básica para abordar a imprensa, os documentos históricos e as fontes de informações em geral. A seleção de temas baseou-se nos aspectos contextuais em que este periódico estava inserido. Com formato de bolso, riquíssima em artigos e imagens que representavam o modo de vida americano (american way of life), e textos selecionados e condensados de livros e outras publicações, a revista conquistava e ampliava o número de leitores a cada nova edição. Chegou ao Brasil em fevereiro de 1942, dois meses após o país se alinhar aos Estados Unidos e aliados na Segunda Guerra Mundial estreitando a política de “boa vizinhança” entre os dois países. Nesse período, a publicação acompanhava o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, com narrativas que elegiam os nazistas, os japoneses e, posteriormente, no pós-guerra, os comunistas como “inimigos”. Esse contexto histórico abordado possibilitou a elaboração de quatro eixos temáticos: o primeiro aborda o nazismo; o segundo enfatiza a Política de “boa vizinhança” e o esforço de guerra; o terceiro tem como tema o Comunismo e o quarto eixo as representações de gênero, raça e classe.