Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2019 - 2021 - Perfis > Marcela da Silva Soares

Marcela da Silva Soares

por ProfHistória publicado 02/08/2022 09h09, última modificação 02/08/2022 11h12

Graduada em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), é professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Paraná. No ProfHistória, foi bolsista Capes e ficou com o 3° lugar no Prêmio Nacional de Melhor Dissertação – Turma 2019.

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: "Aprender História com a metodologia WebQuest: uma proposta de material didático-pedagógico sobre Villa Rica Del Espiritu Santo" (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientador: Prof. Dr. Fábio André Hahn

Resumo da Pesquisa: O objetivo desta pesquisa foi avaliar como os alunos aprendem História com a metodologia WebQuest no contexto pandêmico de ensino remoto com o propósito de estimular a resolução de situações-problema e dar maior autonomia a professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, levando em consideração o perfil mais dinâmico dos alunos. Parto de dois pressupostos: i) A metodologia WebQuest como uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação pode mobilizar o conhecimento histórico; ii) Adaptações em sua organização metodológica permitem maior interação do aluno com o conteúdo proposto, oportunizando a aprendizagem na aula de História. A pesquisa se construiu em três etapas: 1) construção da WebQuest sobre o tema Villa Rica del Espirutu Santo de forma colaborativa e com base em resultados de pesquisas anteriores e coleta de dados realizada junto aos alunos em 2017 e 2021; 2) aplicação da WebQuest de forma remota; 3) análise das produções com base na Taxonomia Digital de Bloom ou na Taxonomia dos Objetivos Educacionais, versão revisada de 2009. O material didático-pedagógico construído foi aplicado com alunos do 2º ano A do Ensino Médio da Escola Estadual Santo Inácio de Loyola, no município de Fênix (PR). Concluímos que algumas alterações nos procedimentos da metodologia aproximaram os alunos do conteúdo proposto e, mesmo em ensino remoto, ela se mostrou como possibilidade. Os objetivos estabelecidos para verificação da aprendizagem foram constatados com base na análise de dados cruzados das produções dos alunos e em toda a arguição nas aulas de aplicação. Os resultados mostraram que os alunos desenvolveram diferentes níveis de aprendizagem: 81,3% de ordem inferior e 68,8% de ordem superior.