Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2019 - 2021 - Perfis > Paula Évile Cardoso

Paula Évile Cardoso

por ProfHistória publicado 02/08/2022 09h10, última modificação 02/08/2022 11h12

Graduada em História pela Universidade Estadual do Paraná (2016), é professora efetiva da Rede Municipal de Campo Mourão.

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: "Patrimônio, História Local e Ensino de História: Uma proposta de jogo de cartas sobre o Município de Campo Mourão" (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientador: Prof. Dr. Jorge Pagliarini Junior

Resumo da Pesquisa: O presente trabalho discute a possibilidade de aplicação de metodologias ativas no Ensino de História, visando o trabalho docente no Ensino Fundamental, e apresenta uma proposta de metodologia de ensino ancorada numa abordagem lúdica, por meio de um jogo de cartas que objetiva que aluno ou aluna seja um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. As discussões presentes no trabalho dissertativo e no jogo perpassam o campo do patrimônio material e imaterial e a utilização de fontes na sala de aula, como as fotografias, os documentos oficiais e os jornais. A discussão teórico metodológica problematiza o Ensino de História, a relação entre História, memória e identidade e o estudo da história local. Também se problematiza a questão do jogo como elemento da cultura, partindo de referências clássicas como a de Johan Huizinga, e a relação entre o lúdico e o desenvolvimento da aprendizagem nas fases da criança, ancorados em Piaget e Vygotsky. Todas essas problematizações são acompanhadas do estudo das propostas de documentos que norteiam a educação e o ensino de História, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE) e Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP).