Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2020 - 2022 - Perfis > Maíra Wencel Ferreira dos Santos

Maíra Wencel Ferreira dos Santos

por ProfHistória publicado 02/08/2022 11h27, última modificação 03/08/2022 09h42

Graduada em Pedagogia e História pela Universidade Estadual Paraná (2013 e 2019), é professora efetiva da Rede Municipal de Ensino. No ProfHistória foi bolsista da Capes.

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: "As crianças na relação com os espaços da cidade: possibilidades de produção de conhecimentos históricos-educacionais" (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientador: Profa. Dra. Cyntia Simioni França

Resumo da Pesquisa: Compartilho uma pesquisa de mestrado desenvolvida no programa PROFHISTÓRIA. O objetivo foi produzir conhecimentos históricos-educacionais na interface com a cidade junto com estudantes dos anos iniciais, da rede municipal de ensino de Campo Mourão (PR). Estimulamos as crianças a narrarem como se relacionam com a cidade e quais as experiências vividas nos espaços coletivos. O objetivo era ampliar as noções de espaço-tempo das crianças na e com a cidade. Busquei (re) elaborar os sentidos com relação as diferentes culturas da cidade, e compreendendo que a cidade é formada por diferentes tramas, conflitos, e atravessada por múltiplas temporalidades e sensibilidades (BENJAMIN, 1994; THOMPSON, 1988; GAY, 1988). Para colocar em ação a pesquisa, trabalhamos com as memórias em práticas de rememoração benjaminiana. Tal exercício foi potencializado através das relações das crianças com os lugares da cidade, fotografias, objetos, vídeos e documentos pessoais e as crianças produziram narrativas, orais, escritas e visuais. Tais narrativas foram condensadas e produzidas em mônadas, o aporte teórico-metodológico benjaminiano. A rememoração permite as crianças se posicionarem não enquanto “público/multidão”, mas como pessoas na sua inteireza humana, inseridas, com as suas diferenças, na trama social, sendo capazes de rearticular dimensões espaço-temporais frente aos desafios das questões socialmente vivas no presente (GALZERANI, 1998; 2008). Buscamos ampliar e fortalecer as relações humanas, afetivas e sensíveis dos estudantes com a cidade em que vivem. A dissertação foi organizada em três capítulos. O primeiro costura um debate com alguns autores acerca da imagem da criança benjaminiana como produtora de conhecimentos históricos-educacionais, além de apresentar algumas noções sobre memória, história e tempo. No segundo capítulo conhecemos o lugar e as crianças narradoras da pesquisa. Já o último capítulo é formado pela composição das tecituras em mônadas, dialogando com o referencial teórico. Sem trazer conclusões fechadas, apresento como se deu a caminhada e o encontro de professora-pesquisadora com estudantes nessa produção de conhecimentos históricos-educacionais.