Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2016 - 2018 - Perfis > Renato César Ferreira

Renato César Ferreira

por ProfHistória publicado 13/07/2020 16h25, última modificação 22/07/2020 10h53

Graduado em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari, é professor colaborador da Secretaria de Estado de Educação do Paraná - SEED desde 2008.

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: “Brincando com o perfil histórico de Rolândia: O lúdico entre o patrimônio histórico oficial e patrimônio histórico afetivo” (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientador: Dr. Bruno Flávio Lontra Fagundes 

Resumo da Pesquisa: Atualmente em nossa sociedade nos deparamos com diversos desafios que nos fazem repensar nossa forma de agir, pensar e educar. No Ensino de História temos a oportunidade de despertar no aluno a curiosidade, instigando-o a descobrir novos saberes, promovendo a reflexão por meio da memória e identidade associando o passado com o presente. Nesta dissertação será apresentado, por meio de pesquisa bibliográfica, parte da história de Rolândia e, ao mesmo tempo, será discutido acerca da relação que existe entre o que é patrimônio histórico e o que é memória. O objetivo deste é apresentar, através de uma pesquisa de campo realizada com alunos do NAAH/S que é possível aprender História de forma lúdica, propondo assim um novo meio de se ensinar esta disciplina, resgatando e preservando a história e a memória do povo, pois ao se preservar esses espaços de memória histórica ou afetiva é possível se enxergar como sujeito da história e reconhecer-se nela, criando um laço de pertencimento e cidadania. Para tanto, deve-se haver a motivação por meio de debates, jogos, atividades exploratórias, dentre outros estímulos. O jogo não deve ser considerado apenas uma forma de prazer e divertimento, mas sim uma forma de memorizar o conteúdo proporcionando um aprendizado efetivo através do lúdico.

Renato, em que o ProfHistória impactou na sua formação e na sua atuação como professor?