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Grupos de Trabalho

por ProfHistória publicado 09/04/2025 14h08, última modificação 09/04/2025 16h02

1. Estudos sobre História Pública

Coordenação geral: Prof. Dr. Jorge Pagliarini Junior

Ementa: Promover encontro de pesquisadores atinentes à história pública em todas as dimensões da pesquisa e foco de ação do historiador público; espaços e presenças da história pública; intelectual público; instituição e história pública dos movimentos sociais; públicos na história, autoridade compartilhada; comunicação, circularidade e difusão da história; ampliação das audiências dentre outras formas de pesquisa, escrita da história pública e difusão.

Metodologia: Os trabalhos serão agrupados por temática apresentada compondo mesas para a apresentação de trabalhos. Cada sessão terá até 6 trabalhos inscritos, da qual o Coordenador geral indicará um dos inscritos para coordenar a sessão.

 

2. Ensino de História

Coordenação geral: Prof. Dr. Federico José Alvez Cavanna

Ementa: Promover encontro de pesquisadores atinentes ao ensino de história, nas áreas de metodologia; teoria da história; história e historiografia; práticas de ensino; didática e ensino de história; planejamento do ensino; biografias dentre outras formas de pesquisa e escrita de ensino de história.

Metodologia: Os trabalhos serão agrupados por temática apresentada compondo mesas para a apresentação de trabalhos. Cada sessão terá até 6 trabalhos inscritos, da qual o Coordenador geral indicará um dos inscritos para coordenar a sessão.

 

3. História e Historiografia

Coordenação geral: Prof. Dr. Astor Weber

Ementa: Promover encontro de pesquisadores atinentes à graduação com pesquisas em história nas áreas da iniciação científica e em projetos extensionistas dentre outras formas de pesquisa e escrita da história.

Metodologia: Os trabalhos serão agrupados por temática apresentada compondo mesas para a apresentação de trabalhos. Cada sessão terá até 6 trabalhos inscritos, da qual o Coordenador geral indicará um dos inscritos para coordenar a sessão.

 

4. Direitos Humanos, Educação, Gênero e Ensino de Histórias: possibilidades epistemológicas e práticas

Ementa: Este simpósio temático acolhe trabalhos nas perspectivas dos Direitos Humanos, dos estudos de gênero, anticolonial e antirracista, da história das mulheres e/ou dos feminismos e das relações étnico-raciais que tenham como proposta debater a educação e as práticas docentes em espaços escolares e não escolares. Considerando que a sociedade é plural, no sentido da pluralidade de saberes, mas também desigual, no sentido de desigualdade sociais, econômicas, culturais e políticas.  A proposta é acolher trabalhos que, em uma abordagem da “Educação em e para os direitos humanos”, problematizando este como um direito fundamental, constituindo como uma parte do direito à educação e como uma necessidade estratégica na formação dos profissionais do magistério e na ação educativa em consonância com as “Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos”. Desta forma pretendemos receber pesquisadoras e pesquisadores que pensem a diversidade, e questionem as mudanças sociais e humanas, quando novos sujeitos que adentram à escola, especialmente à diversidade de grupos étnicos, culturais de gênero, sexualidade, religião, dentre outras. Para isso, são acolhidos trabalhos que discutam a formação de professores para a Diversidade, que problematizem que saberes docentes foram repensados a partir das mudanças legislativas impostas pelas Leis nº. 10.639/03 e 11.645/08 e como as diversidades raciais, étnicas e de gênero dos/as estagiários/as, alunos/as e professores/as estão sendo consideradas na proposta de ensino, pesquisa e extensão nos diferentes espaços educacionais. Desta forma, pretendemos agrupar trabalhos, na ótica da Educação para os Direitos Humanos que pensem a diversidade de forma positiva e agregadora de saberes e práticas bem como as pesquisas e extensão que englobem o ponto de vista (das mulheres; dos colonizados,) para o rompimento com as práticas homogeneizantes. Propomos como meta uma educação intercultural, antirracista, anticolonial e que pense a igualdade e a não discriminação bem como aglutinar práticas de ensino, pesquisa e extensão que tratem destes temas na perspectiva da Educação para os Direitos Humanos.

Metodologia: Os trabalhos serão agrupados por temática apresentada compondo mesas para a apresentação de trabalhos. Cada sessão terá até 6 trabalhos inscritos, da qual o Coordenador geral indicará um dos inscritos para coordenar a sessão.