Sobre o Evento
O I Encontro Nacional de História: Ensino e Públicos e V Semana Acadêmica de História, da UNESPAR do Campus de Campo Mourão, evento de natureza acadêmica traz o processo de formação e um encontro com os processos de conhecimento nas áreas da história pública, história, historiografia, os campos das teorias e do ensino da história. Aqui reside o tripé Ensino, pesquisa e extensão associados às práticas de difusão da pesquisa por meio das conferências, minicursos, oficinas e comunicações orais. O evento ocorrerá na UNESPAR – Campus de Campo Mourão de forma presencial, abertos a acadêmicos e públicos interessados pela história. Para este fim, os programas de Mestrado em História Pública e Ensino de História com a graduação em História firmaram parcerias para a realização do evento, cuja base histórica se faz presente, primando, dessa forma, para a formação qualificada do profissional de história.
Carga horária: 28 horas
JUSTIFICATIVA
O I Encontro Nacional de História: Ensino e Públicos e V Semana Acadêmica de História, da UNESPAR - Campus de Campo Mourão se projeta no processo de formação acadêmica, promoção de debates e divulgação de trabalhos nas áreas da história público, do ensino de história e de história e historiografia para públicos internos e externos da academia. Na natureza humana, homens e mulheres fazem história sempre em condições dadas e encontradas no meio natural de suas existências. Na história são sujeitos e objetos que vivem em um cotidiano de relações sociais de trabalho e, no mesmo, produzem sua cultura e modos singulares de existência no grupo de pertença. Nesta perspectiva, o II encontro de história integra os estudos acadêmicos em seus processos formativos de forma dialogada, onde os públicos participam de forma interativa com a autoridade acadêmica por meio de debates, ampliando a cultura acadêmica e a capacidade de intervir nos processos de divulgação da ciência dentro do campo científico.
A importância do evento se justifica por promover a interação acadêmica com públicos interno e externo, na valorização da divulgação da pesquisa, nos debates acadêmicos onde públicos se encontram e compartilham os conhecimentos por meio de um diálogo crítico e experiências de vida.
OBJETIVOS
Geral
Promover reflexões sobre história pública, ensino de história, história e historiografia com elo no processo de formação e divulgação acadêmica por sua natureza de estudo e pesquisa e o modus operandi de formação e processos de extensão integrando públicos e a comunidade no quefazer da história.
Específicos
- Integrar acadêmicos da graduação com a pós-graduação nos debates acadêmicos;
- Promover encontros formativos e divulgação de trabalhos sobre História Pública e Ensino de História;
- Realizar minicursos e oficinas para ampliar a base de formação acadêmica;
- Criar elos de estudos com públicos externos;
- Ofertar GTs para possibilitar a públicos interessados a divulgação de suas pesquisas;
METODOLOGIA
O I Encontro Nacional de História: Ensino e Públicos e V Semana Acadêmica de História contará com conferências nas áreas de história pública, ensino de história e reforma agrária, direitos humanos e educação do campo. Para as preleções, serão convidados especialistas nas áreas de atuação. As mesas-redondas serão presencial. No desenvolvimento do projeto, o evento também terá minicursos, oficinas e GTs para fins de apresentação de trabalho. Os minicursos e as oficinas serão presenciais, com inscrições on line. As apresentações de trabalhos nos GTs serão on line, de forma síncrona, com o objetivo de trazer contribuições formativas de públicos externos.
CONTRIBUIÇÃO CIENTÍFICA
Todo evento científico traz aprendizagem, conhecimento teórico e crescimento intelectual para os participantes. No tocante ao evento, que traz estudos referentes a História Pública, Ensino de História, História e historiografia, a contribuição científica é significativa, pois trará os resultados das pesquisas realizados no campo da história público, ensino de história e da história, com seus debates internos e externos no campo das metodologias, ensino, historiografia dentre outros. Neste caso, a contribuição científica está associada à divulgação e participação de públicos nos debates que os campos da história trará. Em outro caso, a contribuição científica se dará por meio da publicação e divulgação dos trabalhos apresentas nos GTs por meio dos anais do evento, publicados no site do evento, cuja natureza abrangente poderá chegar aos públicos específicos de cada GT, valorizando os pesquisadores e suas pesquisas.