Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2016 - 2018 - Perfis > Luis Felipe Sanches

Luis Felipe Sanches

por ProfHistória publicado 13/07/2020 16h14, última modificação 12/08/2020 14h04

Graduado em História pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL) de Assis da Universidade Julio de Mesquita Filho (UNESP), é professor efetivo da Rede Estadual de Educação de São Paulo na cidade de Tupã.

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: “Memória e Patrimônio em Tupã-SP: Proposta pedagógica para o Solar Luiz de Souza Leão (1901-1980)” (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientador: Dr. Michel Kobelinski

Resumo da Pesquisa: A presente pesquisa analisa as práticas arquivísticas de Luiz de Souza Leão (1901-1980) – descendente de famílias ilustres de Pernambuco (séc. XVII) –, que, ao longo do século XX, vinculou imagens de si à colonização e à exploração dos sertões do Estado de São Paulo por meio da escrita de uma história em que este é narrador e protagonista. Tal prática autorreferente, associada à Empresa Melhoramentos da Alta Paulista e, consequentemente, à fundação das cidades de Tupã (1929) e Parapuã (1934), à organização do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (1966) e do Solar Luiz de Souza Leão, levaram à problematização das subjetividades dos modos de ser de Luiz de Souza Leão: como a construção de si nutriu uma escrita autorreferente e sua ampliação para espaços de memórias? Por meio da pesquisa é possível apresentar, com base em uma intervenção museológica, produtos ou serviços a partir das seguintes questões: como é trabalhada a exposição no Solar Luiz de Souza Leão? Tendo como aportes teóricos e metodológicos os estudos (auto)biográficos, o objetivo central deste projeto é trabalhar a exposição por meio de uma cartilha pedagógica com atividades lúdicas para serem aplicadas no Solar Luiz de Souza Leão. Algumas dimensões destes arquivos do eu (escritos, arquivos e monumentos) estão presentes na proposta e são problematizados, a saber: as influências sociais (tais como a função e valor social), as práticas ou maneiras encontradas por Luiz de Souza Leão para arquivar a própria vida, a intimidade arquivística, isto é, suas intenções autobiográfico-monumentais, bem como a organização das exposições neste museu-casa. Sendo assim, a baliza temporal deste trabalho é o período da vida de Souza Leão até os dias atuais. As fontes de pesquisa, que se circunscrevem ao espaço museológico Solar Luiz de Souza Leão e às suas coleções e/ou exposições (panfletos), fotografias, recortes de jornal, mobiliário, cartas, certidões, documentos oficiais e tombamentos, além de seu texto (autobiográfico intitulado Fundação de Tupã (1968), fornecem material indispensável a inúmeros produtos destinados aos seus visitantes. No âmbito deste estudo, a pesquisa procura ampliar o conhecimento acerca da História Local e Regional, além de refletir sobre os conceitos de patrimônio histórico, exposições de acervos em museus e (autobiografia).

Luis Felipe, em que o ProfHistória impactou na sua formação e na sua atuação como professor?