Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2016 - 2018 - Perfis > Murilo de Almeida Brasil

Murilo de Almeida Brasil

por ProfHistória publicado 13/07/2020 16h23, última modificação 13/07/2020 16h23

Graduado em História pela Universidade Paranaense,  atua como professor do ensino fundamental II e no Ensino Médio na Rede Particular de Ensino do Paraná, e é Tutor Presencial do Curso de História na modalidade à distância ofertado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: “Práticas museais na escola: narrativas sobre a escola” (clique aqui para ler a Dissertação) 

Orientador: Dr. Bruno Flávio Lontra Fagundes 

Resumo da Pesquisa: Práticas Museais na Escola: Narrativas sobre a Escola propõe uma oficina de musealização com foco na construção da narrativa histórica sobre a escola. Objetivou-se valorizar a escola enquanto patrimônio cultural afetivo a partir do diálogo entre ensino de história e educação patrimonial. Para tanto, a metodologia empregada na oficina baseia-se em ações educativas utilizadas nas práticas dos setores educativos de museus de história. A proposta surge da busca por metodologias que possibilitem aos alunos um contato com material histórico e com a prática de produção do conhecimento em História, permitindo aos mesmos uma percepção da história enquanto conhecimento construído, ao mesmo tempo em que valorizem bens culturais e instituições enquanto lugares de memória e produtores de identidade. Esta prática visa promover, através de práticas escolares, uma maior aproximação entre o ensino de história e a educação patrimonial, por um lado, e por outro possibilita ao aluno uma maior compreensão do processo de produção e narrativa do conhecimento histórico.

Murilo, em que o ProfHistória impactou na sua formação e na sua atuação como professor?