Você está aqui: Página Inicial > Egressos > Turma 2019 - 2021 - Perfis > Joelma da Costa Aranha Hortêncio

Joelma da Costa Aranha Hortêncio

por ProfHistória publicado 02/08/2022 09h08, última modificação 02/08/2022 11h14

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (2004), é pedagoga e professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Paraná. No ProfHistória foi bolsista da Capes.

Pesquisa do ProfHistória/Título da Dissertação: "Aprendizagem Histórica e construção de Jogo: diálogo com alunos do ensino fundamental sobre o tempo" (clique aqui para ler a Dissertação)

Orientador: Prof. Dr. Bruno Flávio Lontra Fagundes

Resumo da Pesquisa: Esta pesquisa apresenta uma experiência de ensino-aprendizagem que aconteceu por meio do processo de construção de um jogo desenvolvido com e para os estudantes do Ensino Fundamental. Este estudo visa evidenciar a função didático-pedagógica do jogo como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como uma ferramenta pedagógica importante no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Este trabalho também objetiva refletir sobre o tempo, para além da linearidade, analisando suas rupturas, permanências, simultaneidades, continuidades e descontinuidades, de maneira a reconhecer a historicidade do conceito de tempo e a presença das durações no nosso cotidiano. Os pressupostos teóricos que embasaram este estudo foram diálogos entre trabalhos de alguns autores que discutem o tempo histórico nos campos da Teoria da História, os saberes escolares e o ensino de História. Por meio da análise de conceitos sobre o tempo, saberes escolares e o processo colaborativo de desenvolvimento de uma ferramenta didática, para o ensino-aprendizagem de História, pode-se perceber que o lúdico associado ao ensino estimulou a autonomia de pensamento, propiciou questionamentos, a capacidade de indagar sobre fatos do passado e do presente, possibilitou a construção e o fortalecimento de atitudes historiadoras, incentivou o pensamento histórico dos estudantes e favoreceu o desenvolvimento do entendimento sobre o tempo histórico.