Você está aqui: Página Inicial > Encontro de História: Ensino e Público > Simpósios Temáticos (STs)

Simpósios Temáticos (STs)

por ProfHistória publicado 19/06/2019 10h55, última modificação 27/06/2019 13h39
Relação de Simpósios Temáticos do evento em que serão arroladas as apresentações de comunicações orais.


ST 01: Ensino da História e História Pública

 Federico Alvez Cavanna (Unespar/Paranaguá)

Eder Cristiano de Souza (UNILA; UEL)

Tiago Costa Sanches (UNILA)

Resumo: A sala de aula resulta um território revulsivo para os debates propostos pela História Pública em relação à circulação dos conhecimentos especializados, ampliação dos públicos e produção compartilhada. Ao mesmo tempo, as reflexões sobre a esfera pública, a pluralidade, a identidade, a autoridade e as disputas de narrativas apresentam uma importante ampliação para pensar a própria sala de aula e o código disciplinar da história escolar e os debates sobre consciência histórica e memória. O Simpósio propõe reflexões no território fronteiriço da História Pública e a Didática da História e entre a história e o público escolar.

 

ST 02: Gênero, Direitos Humanos e História Pública

 Claudia Priori (Unespar/Curitiba II)

                        Fabiane Freire França (Unespar/Campo Mourão)

                        Márcio José Pereira (Universidade Estadual de Maringá)

 Resumo: Este Simpósio Temático tem como proposta abordar as questões de gênero e dos direitos humanos, na perspectiva de estimular reflexões acerca de como essas temáticas têm sido tratadas no âmbito da história pública, ou do uso público da história, tanto em nível nacional quanto internacional. E ainda, debater quais ações e estratégias de publicização do conhecimento histórico sobre as relações de gênero e os direitos humanos têm sido adotadas para que estes assuntos atinjam amplos públicos, despertem a consciência de uma gama de audiências e envolvam novos sujeitos na produção de novas narrativas, bem como promovam nas práticas sociais a educação para as relações de gênero, a equidade, o combate à violência de gênero e a valorização dos direitos humanos. Desse modo, amparado nos aportes teóricos dos Estudos de Gênero, dos Estudos Culturais e da História Pública, pretendemos acolher trabalhos que abordem e correlacionem as questões de gênero e dos direitos humanos com novas formas de publicização, seja pelas práticas educacionais, pelo uso das distintas mídias sociais, das tecnologias da informação e comunicação, da utilização de linguagens como o cinema, a literatura e as artes visuais, e que atinjam ou possam atingir de diversas formas os amplos públicos, em espaços variados, como museus, escolas, ruas, transporte público, organizações empresariais, etc., colaborando para a reflexão da sociedade sobre tais temas e para a circulação de saberes e práticas para a arena pública.

 

 ST 03: Patrimônio cultural

 Michel Kobelinski (Unespar/União da Vitória)

Diego da Luz Nascimento Tecchio  (Faculdade Guairacá)

 Resumo: A ideia de patrimônio em contínua transformação requer reflexões sobre suas dimensões e alcances. Debater as manifestações culturais em sua pluralidade a partir de abordagens teórico-metodológicas, bem como através de estudos de caso são fundamentais para a sua respectiva seleção, proteção e salvaguarda. Neste simpósio temático são bem-vindas as propostas direcionadas para as culturas material (móvel e imóvel) e imaterial (saberes, celebrações, formas de expressões e lugares) que estimulem reflexões tanto sobre a gestão, trocas e difusão, quanto sobre o acesso e a apropriação coletiva do patrimônio cultural.     

 

ST 04: Práticas de Ensino De História: Lugares e Públicos da História

 Bruno Flávio Lontra Fagundes (Unespar/Campo Mourão)

Cyntia Simioni (Unespar/Campo Mourão)

 Resumo: O ST está aberto à participação de professores e futuros professores que atuam na Rede Básica, por meio de atuação profissional ou ainda em treinamento, como PIBID, RP, estágios, etc. Trata-se de ST que congregará a exposição conceituada e fundamentada de relatos de experiências e análise sobre práticas de ensino experimentadas em atividades de Ensino de História. A abordagem pode conter a apreciação e análise de práticas de ensino em suas interfaces com a História Pública, entendido que o aprender/ensinar história pode se dar em lugares diversos, públicos ou não, e dirigir-se, e/ou ser produzido, por diversos públicos que não sejam só os historiadores profissionais. O debate sobre as interfaces escola e outros lugares de história será feito no interior do ST.

 

ST 05: Religião e Política: Campanhas, Mandatos e Atuação de Políticos e Grupos Juvenis

 Frank Mezzomo (Unespar/Campo Mourão)

Cristina Pátaro (Unespar/Campo Mourão)

Fred Maciel (Unespar/Campo Mourão)

 Resumo: Compreendendo que são flagrantes as imbricações entre religião e política na contemporaneidade, tanto na política institucional quanto na vivência cotidiana dos sujeitos, este Simpósio tem como objetivo compreender os diálogos que se travam entre os dois campos. Na esteira deste entendimento, busca-se problematizar pesquisas que tematizem as articulações entre religião e política ocorridas no século XXI, seja a partir da atuação de políticos em eleições e mandatos junto à esfera do Estado, seja a partir da compreensão dos sujeitos no cenário contemporâneo, em especial dos grupos juvenis. Neste sentido, serão acolhidas propostas que tematizem o modo como os elementos religiosos se fazem presentes nas pautas de campanhas e mandatos eletivos, as formas de manifestação públicas da religião na esfera do Estado, a instrumentalização mútua entre religião e política nos movimentos, manifestações e espaços públicos, as articulações entre estas duas esferas nas diferentes sociabilidades, em particular dos jovens.

 

ST 06: História da África e da diáspora africana no Brasil: experiências no ensino, na pesquisa e na extensão

 Ricardo Tadeu Caires Silva (Unespar/Paranavaí)

Eulália Maria Aparecida de Moares (Unespar/Paranavaí)

 Resumo: O Simpósio Temático tem por objetivo reunir trabalhos que discutam a História da África e da diáspora africana no Brasil e suas relações com o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse sentido, serão debatidas pesquisas que investiguem, dentre outros temas, os mecanismos de dominação e exploração da força de trabalho africanos e afrodescendentes; as estratégias de resistência empreendidas pelos mesmos para melhor vivenciar e superar o cativeiro e as relações de exploração a que estavam submetidos; os processos de libertação e a atuação dos escravizados junto ao Estado em busca da alforria e de outros direitos; as diferentes formas de expressão cultural e seus significados; as trajetórias individuais e familiares de africanos e afro-brasileiros; a família escrava e as relações de solidariedade e compadrio; as formas de mestiçagem e os processos de racialização; as práticas discriminatórias e racistas em seus aspectos econômicos, políticos, sociais, identitários, culturais e educacionais; as estratégias de implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 na educação básica; as comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; a participação dos negros nos movimentos sociais e na esfera política, as estratégia de divulgação e publicização da história da África e do negro brasileiro, etc.

 

ST 07: Comunicações Livres

 Fábio André Hahn (Unespar/Campo Mourão)

Jorge Pagliarini Junior (Unespar/Campo Mourão)

Leandro Crestani (FAG/Toledo)

 Resumo: O objetivo deste Simpósio Temático é possibilitar uma alternativa para as propostas de comunicação que não se identificam com nenhum dos demais simpósios ofertados neste evento.