Estrutura do Curso de Doutorado
Créditos do Curso de Doutorado Profissional: 56
Carga horária total do Curso de Doutorado Profissional: 840
Processo de seleção: O ingresso de discentes no Doutorado Profissional em Ensino de História será realizado por meio da análise de projetos de pesquisa dos candidatos e, eventualmente, outros processos dissertativos em duas fases, uma etapa local e uma etapa nacional.
Descrição sintética do esquema de ofertas de curso: A oferta do curso estará relacionada à estrutura curricular que se desenvolverá em torno de três núcleos de estudos: Núcleo de Estudos Básicos (Disciplinas obrigatórias), Núcleo de Estudos Temáticos (Seminários Interinstitucionais), Núcleo de Estudos Orientados (Orientação Individual e Coletiva). O currículo do curso de doutorado foi pensado como forma de ampliar experiências de interação entre docentes e discentes das instituições associadas. O oferecimento em Rede dos Seminários Temáticos, por via remota, consiste em um modo de garantir trocas intelectuais mais intensas entre os participantes do ProfHistória potencializando a riqueza do intercâmbio que já existe na gestão da Rede.
I) NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS: O núcleo será cumprido a partir de disciplinas obrigatórias realizadas de forma presencial. São as disciplinas Teoria da História (60h/4créditos) e História do Ensino de História (60h/4 créditos). Tais disciplinas, já oferecidas para o mestrado, poderão ser aproveitadas para o doutorando que já as tiver cursado no ProfHistória. Para todos os outros casos, as disciplinas serão obrigatórias. O Núcleo de Estudos Básicos totaliza 120h/8 créditos.
II) NÚCLEO DE ESTUDOS TEMÁTICOS: Refere-se aos estudos realizados em forma de seminários e vinculados às linhas de pesquisa e projetos de investigação de professores/as. Envolvem os temas referenciais do ensino de história e os de maior interesse e demanda para docentes e discentes. Podemos citar como exemplo: ensino de história e relações étnico-raciais, ensino de história e linguagens, ensino de história e patrimônio cultural, ensino de história e políticas públicas, ensino de história e história local, dentre outros. Os Seminários Temáticos serão oferecidos em rede, entre instituições associadas do ProfHistória, de forma remota. Organizados nacionalmente por uma gestão coletivamente constituída, a oferta de Seminários Temáticos será organizada e ofertada com amplo espectro de temas para atender às necessidades do curso. Cada doutorando deverá escolher dois deles, Seminário Temático I (60h/4créditos) e Seminário Temático II (60h/4 créditos) e realizá-los de maneira remota. O Núcleo totaliza 120h/8 créditos.
III) NÚCLEO DE ESTUDOS ORIENTADOS: Oferta de Seminários com vistas à apresentação, discussão e orientação de projeto de pesquisa dos doutorandos/as. Envolve orientações coletivas (Seminário de Pesquisa) e individuais (Seminário Tutorial). O Seminário de Pesquisa, organizado por cada instituição associada, de maneira local, refere-se a um encontro coletivo no qual o objetivo é realizar a discussão dos trabalhos de pesquisa em andamento. Seu objetivo é, portanto, contribuir para a orientação coletiva dos trabalhos em andamento. Enquanto o Seminário de Pesquisa apresenta uma oferta de orientação coletiva, o Seminário Tutorial refere-se aos encontros entre Orientador/Orientando, de maneira individualizada e realizados em todos os semestres do curso, até seu término. O Seminário de Pesquisa (60h/4créditos) e o Seminário Tutorial (30h/2créditos a cada semestre) compõem o núcleo de estudos orientados do curso. O Exame de Qualificação e a Defesa da Tese completam a estrutura curricular do curso. O Núcleo envolve 300h de Orientação, mais 180h de Defesa de Tese, o que totaliza 840h do curso.
O Fluxo Curricular de oferta, prevê: Ano I, 1º Período: Teoria da História, História do Ensino de História, Seminário Temático I e Seminário Tutorial I. 2º Período: Seminário Temático II e Seminário Tutorial II; Ano II, 3º Período: Seminário de Pesquisa e Seminário Tutorial III, 4º Período: Seminário Tutorial IV; Ano III, 5º Período: Seminário Tutorial V e Exame de Qualificação, 6º Período: Seminário Tutorial VI; Ano IV, 7º Período: Seminário Tutorial VII, 8º Período: Seminário Tutorial VIII e Defesa de Tese. Os créditos das disciplinas seguem o Regimento Geral do ProfHistória e devem estar adequados aos Regimentos de Pós-Graduação da UFRJ e de cada instituição associada.
|
ANO I |
ANO II |
ANO III |
ANO IV |
1º Semestre |
Disciplina obrigatória: Teoria da História (60h/a)
Disciplina obrigatória: História do Ensino de História (60h/a)
Seminário Temático I (60h/a)
Seminário Tutorial I (30h) |
Seminário de Pesquisa (60h)
Seminário Tutorial III (30h) |
Seminário Tutorial V (30h)
Exame de Qualificação |
Seminário Tutorial VII (30h) |
2º Semestre |
Seminário Temático II (60h/a)
Seminário Tutorial II (30h) |
Seminário Tutorial IV (30h) |
Seminário Tutorial VI (30h) |
Seminário Tutorial VIII (30h)
Defesa de Tese |
FLUXO CURRICULAR |
|||
|
Disciplina | CH | CR |
Ano I
|
1º Período |
||
Teoria da História |
60 |
4 |
|
História do Ensino de História |
60 |
4 |
|
Seminário Temático I |
60 |
4 |
|
Seminário Tutorial I |
30 |
2 |
|
2º Período |
|||
Seminário Temático II |
60 |
4 |
|
Seminário Tutorial II |
30 |
2 |
|
Ano II
|
3º Período |
|
|
Seminário de Pesquisa |
60 |
4 |
|
Seminário Tutorial III |
30 |
2 |
|
4º Período |
|
||
Seminário Tutorial IV |
30 |
2 |
|
Ano III
|
5º Período |
|
|
Seminário Tutorial V |
30 |
2 |
|
Relatório de Qualificação |
120 |
8 |
|
6º Período |
|
||
Seminário Tutorial VI |
30 |
2 |
|
Ano IV
|
7º Período |
|
|
Seminário Tutorial VII |
30 |
2 |
|
8º Período |
|
||
Seminário Tutorial VIII |
30 |
2 |
|
Tese |
180 |
12 |
|
Total |
840 |
56 |